No dia 1° de julho comemora-se o Dia Mundial das Bibliotecas.
A data objetiva enaltecer a importância da leitura na educação e formação das pessoas, tal como é destacado no Manifesto da IFLA/UNESCO que destaca sobre Bibliotecas Públicas: “A biblioteca pública é o centro local de informação, tornando prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os géneros.” (IFLA/UNESCO, 1994, p. 1).
A Biblioteca é assim esse lugar de preservação e conservação da memória, “do patrimônio intelectual, literário e artístico, uma biblioteca é também o teatro de uma alquimia complexa em que, sob o efeito da leitura, da escrita e de sua interação, se liberam as forças, os movimentos do pensamento. É um lugar de diálogo com o passado, de criação e inovação” (JACOB, 2000, p. 9), contribuindo assim com o desenvolvimento de todas as esferas da sociedade.
Fonte: INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS; UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION.. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas 1994. Disponível em: https://www.ifla.org/…/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf. Acesso em 02 jul. 2024.
JACOB, C. Ler para escrever: navegações alexandrinas. In: BARATIN, M.; JACOB, C. (Orgs.). O poder das bibliotecas: a memória dos livros no ocidente. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.